Casos de sucesso
Brasal Refrigerantes digitaliza processos, reduz tempo de aprovação de contratos e impacto ambiental

+22 mil
documentos assinados
98%
de economia
+270 mil
folhas de papel economizadas
Com mais de seis décadas de atuação, a Brasal é um dos maiores grupos empresariais do centro-oeste brasileiro. Com sede em Brasília e presença em outros quatro estados, ela se destaca pela diversidade de segmentos em que opera, incluindo produção e distribuição de bebidas (Brasal Refrigerantes); incorporação e construção imobiliária (Brasal Incorporações); revenda de veículos (Brasal Veículos); comercialização de combustíveis (Brasal Combustíveis); geração de energia (Brasal Energia).
Atualmente, a Brasal Refrigerantes, parte do Grupo e cliente da ZapSign, emprega cerca de 2,2 mil colaboradores e atende 21 mil pontos de venda com operações em quatro centros de distribuição localizados em Catalão, Formosa e Simolândia, em Goiás, e Unaí, em Minas Gerais.
Desde 1997, a empresa vem aprimorando suas práticas de gestão através de iniciativas como a criação da Gerência de Qualidade e o Programa 5S. A empresa possui certificações importantes, incluindo ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Meio Ambiente), ISO 45001 (Saúde e Segurança no Trabalho), FSSC 22000 (Segurança de Alimentos) e acaba de conquistar, agora em novembro de 2024, o Prêmio Ibero-Americano de Qualidade.
"A ZapSign traz agilidade e confiança para a assinatura dos nossos processos, alinhando-se ao compromisso da Brasal Refrigerantes com a transparência e estratégia na formalização de contratos."Marise Bezerra Marques
Gerente de Suprimentos da Brasal Refrigerantes
Desafio
Devido ao grande volume de documentos e operações distribuídas por todo o Brasil, a contratação de uma solução de assinatura eletrônica se tornou essencial.
A falta de tecnologia nos documentos resultava em algumas complicações naturais do processo físico, como a preocupação com extravios, lentidão e dificuldade no rastreamento. Essas questões mitigavam a eficiência, produtividade e geravam despesas extras.
A conformidade surgiu como outro aspecto vital na decisão de migrar para contratos digitais. Além disso, a empresa tinha uma preocupação com a integração entre soluções tecnológicas e o sistema interno da empresa, especialmente nas áreas financeira e de gestão de equipamentos. Para a equipe de T.I., era fundamental garantir a perfeita harmonia entre os processos e setores, por meio de integrações eficientes e compatibilidade tecnológica.
.jpg)
Como a Brasal conseguiu superar os desafios com a ajuda da ZapSign
A gestão documental é essencial para a eficiência operacional da Brasal Refrigerantes. Dessa forma, a implementação de uma plataforma de assinatura eletrônica, combinada com treinamento adequado dos colaboradores, pôde oferecer uma solução acessível para desafios comuns nessa área. Isso garante uma maior agilidade nos processos internos, contribuindo para a melhoria geral do fluxo de trabalho.A empresa valoriza a sustentabilidade, buscando reduzir o consumo de papel, adotando práticas ecologicamente responsáveis e simplificando a assinatura de documentos com a ZapSign. Essa parceria trouxe resultados significativos, unindo tecnologia, sustentabilidade e eficiência nas operações diárias da empresa.
"A ZapSign trouxe mais celeridade e segurança para cada etapa. É uma plataforma que nos ajuda a gerenciar o ciclo de vida do contrato. Assim, automatizamos todas as assinaturas e a geração de documentos que podem ser acompanhados pós-assinaturas."Marise Bezerra Marques
Gerente de Suprimentos da Brasal Refrigerantes
Resultados alcançados
A digitalização dos contratos não apenas proporcionou a redução nos custos com logística e tempo médio de fechamento, mas também aumentou a eficiência no atendimento de seus colegas de trabalho, clientes e parceiros.
Destacam-se as melhorias na aprovação dos documentos, permitindo que o diretor assine rapidamente, o que reduz a burocracia e otimiza o fluxo de trabalho. Além disso, a localização dos documentos para as auditorias anuais tornou-se mais acessível, promovendo maior organização e segurança.
Com a adoção da solução, a Brasal Refrigerantes estabeleceu novos processos internos e assim eliminou gastos com impressões, transporte e armazenamento, resultando em uma economia estimada em mais de 98%.