Integre a ZapSign a mais de 2 mil ferramentas, sem uma linha código
Um pedido que recebemos com frequência de nossos usuários é que a ZapSign seja integrada com outras ferramentas, com a finalidade de aumentar sua produtividade e eliminar tarefas repetitivas. Por exemplo, quando um documento é assinado na ZapSign, seria interessante que uma linha fosse adicionada à planilha do Google Sheets, ou então um card fosse criado no Trello ou CRM do usuário, entre muitos outros casos de uso.
Tudo isso já é possível com a API da ZapSign, mas nem sempre nossos clientes possuem desenvolvedores de software à disposição para criarem integrações customizadas. Por isso, criamos o presente passo-a-passo de como integrar a ZapSign a mais de 2 mil ferramentas, sem que você precise escrever uma linha de código.
ATUALIZAÇÃO 01/01/2022: agora ficou muito mais fácil integrar a ZapSign sem código! Confira as integrações prontas disponíveis dentro da sua conta em Configurações > Integração > Aplicativos, ou então veja aqui nosso app no Integromat/Make. Assista ao tutorial atualizado abaixo.
Primeiro passo: escolha um aplicativo de integração
Existem diversos aplicativos de integração de ferramentas. Aqui na ZapSign, utilizamos Zapier, Integromat e Pluga. O último é uma empresa brasileira.
Na ZapSign, por exemplo, sempre que alguém contrata um plano com boleto e o boleto é compensado, nossa planilha do Google Sheets é atualizada e também somos notificados por e-mail e Slack. Tudo isso sem uma linha de código. Quem realiza o trabalho de comunicação entre as ferramentas é um dos aplicativos de integração citados acima.
Nesse tutorial, vamos demonstrar como utilizar a Zapier para que, toda vez que um documento for concluído na ZapSign, suas informações sejam inseridas automaticamente em uma planilha no Google Sheets. Mas você pode utilizar o passo-a-passo para aprender a integrar outras ferramentas, como Trello, Slack e muitas outras.
Importante: a partir de certo volume, essas ferramentas possuem uma precificação própria, que não está inclusa no plano ZapSign.
Integração da ZapSign com Google Sheets utilizando Zapier
Vale ressaltar que a Zapier possui integração com mais de 2 mil ferramentas (veja aqui). Portanto, o Google Sheets é apenas um dos exemplos de ferramentas que podem ser integradas à ZapSign. Se quiser integrar outra ferramenta, os 10 primeiros passos do tutorial a seguir continuam idênticos.
Clique aqui para criar uma conta na Zapier ou copie o seguinte link https://zapier.com/app/login?next=/developer/public-invite/164001/bc85b26ea48f36e03b89a38c12af490b/
Vamos ao passo-a-passo:
2- Dentro da sua conta, clique em “MAKE A ZAP”
3- Na seção “When this happens ...” busque o app “Webhooks by Zapier”
4- Selecione “Webhooks by Zapier” e escolha a opção “Catch Hook” e clique em “CONTINUE”
5- Copie o link que aparecer em “Custom Webhook URL” e cole ele em algum lugar para uso posterior (no exemplo abaixo, o link gerado foi “https://hooks.zapier.com/hooks/catch/5088458/okefez1/”, mas no seu caso será diferente)
6- Agora, você deve estar se deparando com uma tela parecida com essa, escrita “Test your trigger”, o que significa que a Zapier está aguardando os primeiros eventos serem disparados da ZapSign para entendê-los. Deixe essa aba aberta e guardada, continuando no próximo passo.
7- Em outra aba do navegador (sem fechar a aba do passo 6), faça login em sua conta ZapSign, entre em “Configurações” e clique na aba “Integração”
8- Clique em “Habilitar Webhooks”, insira o link customizado criado pela Zapier (no passo 5) e clique no botão adicionar.
9- Agora, insira um novo documento na ZapSign, coloque você mesmo como signatário e assine o documento. Isso fará com que os primeiros eventos da ZapSign sejam disparados ao webhook da Zapier.
10- Volte à aba da Zapier que ficou aberta no passo 6 e clique em “Test trigger”. O resultado deve ser parecido com esse. Clique em “CONTINUE”:
11- Parabéns! A sua ZapSign já está integrada à Zapier. Agora, na seção “Do this ...”, você pode escolher mais de 2mil ferramentas para realizar qualquer comportamento quando um evento na ZapSign ocorrer.
Nesse tutorial, vamos escolher o Google Sheets, mas poderia ser qualquer outra ferramenta.
12- Escolha “Create Spreadsheet Row” e clique em “CONTINUE”
13- Conecte sua conta Gmail na etapa “Choose Account” e clique em “CONTINUE”
14- Selecione um Drive (no exemplo, “My Google Drive”) e uma Spreadsheet de sua preferência (no exemplo, selecionei a planilha “Teste ZapSign <> Zapier”, que já havia criado antes)
15- Selecione uma Worksheet (isto é, página da sua planilha). Sugerimos que ela contenha os cabeçalhos “Evento”, “Número Documento”, “Status Documento”, “Nome Documento”, “Arquivo Original”, “Arquivo Assinado”, “Quando” e “Signers”, como no exemplo abaixo:
16- Na Zapier, relacione as colunas da planilha com as informações enviadas pela ZapSign, e clique “CONTINUE”. Deve ficar assim:
17- Clique em “TEST & CONTINUE” e, depois, em “TURN ON ZAP”
18- Agora é só olhar a sua planilha para verificar se os dados foram inseridos com sucesso. Se tudo estiver certo, pelo menos uma linha foi inserida na sua planilha. E sempre que algum evento ocorrer na ZapSign, outra linha será inserida abaixo dela.
19- Parabéns! Chegamos ao final. Agora, se você quiser integrar a ZapSign a qualquer outra ferramenta, basta ir ao passo 11 e escolher uma ferramenta diferente.
Conclusão
Ao integrar a ZapSign com as outras ferramentas que você já usa, você vai economizar ainda mais tempo, papel e dinheiro na sua rotina!
Se tiver qualquer dúvida, fale conosco. Até a próxima! 😉