Treinamento gratuito: Como usar a IA para criar e assinar documentos >
Ícone de jurídico Jurídico

Acordo de Confidencialidade (NDA)

Documento firmado entre duas ou mais partes para assegurar regras e obrigações sobre informações compartilhadas entre elas.
Autor
Getúlio Santos

Advogado e CEO da ZapSign


1. O que é protegido pelo contrato de confidencialidade (NDA)

O documento define como “informação confidencial” tudo aquilo que for estratégico para o negócio: dados técnicos, financeiros, operacionais, comerciais, entre outros. Também determina que essas informações não podem ser divulgadas, compartilhadas ou utilizadas para qualquer fim que não esteja previsto na relação entre as partes.

2. Obrigações, prazos e penalidades

O contrato estabelece o dever de sigilo durante a vigência da parceria — e mesmo após o seu encerramento. Ele também prevê exceções (como informações públicas ou obtidas legalmente), determina prazos para a confidencialidade, define penalidades em caso de descumprimento e obriga a devolução ou destruição dos dados protegidos.

3. Garantia jurídica e segurança para ambas as partes

Além de proteger as informações, o NDA reforça que não há licenciamento ou transferência de direitos sobre os dados compartilhados. O modelo inclui ainda cláusulas sobre legislação aplicável e foro, garantindo mais segurança jurídica em caso de disputas.